Pessoas em bicicletas ou a pé são mais eficientes.

Pessoas em bicicletas ou a pé são mais eficientes.

Pessoas em bicicletas ou a pé são mais eficientes.

Em um estudo realizado pela Mobilize que considera a eficiência energética dos deslocamentos, as pessoas que caminham ou andam de bicicletas são 30% mais eficientes do que os meios de transporte movidos a gasolina. Com um mesmo valor de energia 1 kWh (1.000) watts por hora) considerando uma pista plana, um ciclista consegue percorrer até 32km e uma pessoa a pé chega a 29km. 1 kWh corresponde à 836 kcal de energia contida em um almoço, com por exemplo um prato feito de arroz, feijão, bife, salada e sobremesa ou cerca de 1,35 cv por hora.

Em comparação, os automóveis são menos eficientes em razão do seu peso, sempre acima de 900kg, uma “massa morta” que faz com que grande parte do seu consumo seja atribuída ao seu esforço para “carregar” todo este peso nos deslocamentos. Portanto, para se alcançar a mesma distância, um veículo terá um gasto muito superior, já que somente 20% da energia gerada pela gasolina chega as rodas, forçando assim um consumo maior de energia para estes mesmos deslocamentos.

Já os carros elétricos são bem mais eficientes, com eficiência energética acima de 90%, segundo os especialistas, mas ainda assim ambos têm que carregar suas carcaças pesadas.  

Confira abaixo a comparação da eficiência energética entres alguns modos de transporte.

Related Posts

Enter your keyword