Espanha reduz o limite de velocidade em vias urbanas.
Os limites de velocidade em vias urbanas e cruzamentos foram alterados em todas as cidades da Espanha. O Diretor Geral de Trânsito (DGT), Pere Navarro, justificou essa redução: “Temos cada vez mais atores e há uma interação maior nas ruas de nossas cidades. Com essa interação e com todos esses atores não é possível garantir a segurança em velocidades superiores a 30 quilômetros por hora. Não é possível. Ponto final.”
Há um mês, um grupo de autoridades, apresentou na capital Madri, um manual elaborado para ajudar as autoridades municipais a aplicar a modificação do regulamento geral de trânsito. De forma geral a aplicação será feita da seguinte forma:
- Em vias com pavimento de mesmo nível para pedestres e veículos, limites de velocidade de 20 km/h;
- Em vias de sentido único de tráfego, 30 km/h;
- Em vias com duas ou mais faixas em cada sentido de tráfego, limite de velocidade de 50 km/h,
- Em vias reservadas para bicicletas, o limite não excederá 30 km/h.
O principal objetivo é reduzir mortes e acidentes.
Em 2019, as mortes em ocorrências de trânsito nas cidades espanholas subiram 6%, e acredita-se que com a redução dos limites máximos de velocidade permitidos, os riscos por atropelamento, por exemplo, sejam reduzidos em cerca de 80%. Os infratores poderão ser punidos até com a prisão e o pagamento de multas que chegam a 600 Euros.
O Diretor Geral de Trânsito acredita que “a diminuição da velocidade nas ruas permitirá que as autoridades municipais criem cidades mais amáveis e humanas, onde seus diferentes usuários possam conviver com mais segurança, ou seja, sob velocidades não superiores a 30 km/h”, afirmou Navarro.”
Além do manual, também foi criado um vídeo explicativo no qual se pode ver algumas das transformações que podem ser realizadas nas cidades a nível urbano com a aplicação desses novos limites de velocidade.