Primeira ponte feita com impressora 3D é instalada na Holanda .
A Holanda inaugurou a primeira ponte de aço do mundo feita por uma impressora 3D. A empresa Holandesa MX3D levou cerca de seis meses para construir a ponte que mede 12 metros de comprimento e pesa 4,9 tonelada. A ponte foi instalada no centro de Amsterdã, nos Países Baixos e foi construída por quatro robôs industriais que utilizaram tochas de soldagem para cada camada impressa da passagem.
Tecnologia
A ponte é uma espécie de “laboratório vivo” pois é composta por vários sensores instalados para medir, monitorar e analisar o desempenho da estrutura, que é voltada para o tráfego de pedestres. Estes mesmos dados permitirão aos engenheiros e pesquisadores monitorar em tempo real mudanças como vibração, temperatura e interação do público ao longo de sua vida útil.
Estes dados também serão utilizados para criar um gêmeo digital da ponte, uma nova versão digital, de forma que o desempenho e comportamento da ponte física serão testados contra o gêmeo digital, permitindo visualizar o sucesso da estrutura para possíveis construções futuras.
A ponte passou por exaustivos testes físicos e virtuais, por meio de simulações computacionais e foi composta por uma equipe de matemáticos, cientistas da computação, estatísticos e engenheiros.
Nome da ponte: Oudezijds Achterburgwal – Canais mais antigos de Amsterdã, no distrito da Luz Vermelha