Ônibus em São Paulo passam a aceitar cartões de débito e crédito.
Uma nova frota de ônibus em SP começara a receber pagamento das passagens via cartão de crédito, débito ou pré pago. Esta nova modalidade de pagamento será feita somente por meio de cartões físicos, smartphone, smartwatches ou dispositivos que possuam a tecnologia NFC (“contactless”) em que o pagamento é feito por meio de aproximação.
A tecnologia identifica o pagamento do cliente com a aproximação do cartão ou a versão digitalizada dele em diferentes tipos de dispositivos que realizam transações via Google Pay e Apple Pay.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o projeto foi escolhido inicialmente para as linhas que são capazes de transportar cerca de 29 milhões de passageiros por mês e também por hoje terem uma adesão maior de viagens pagas com dinheiro, portanto a intenção é testar a adesão e aceitação do novo método de pagamento. Essa nova forma de pagamento será a terceira alternativa de pagamento de passagem de ônibus na capital paulistana, que também aceita dinheiro e bilhete único.
Este é um grande avanço no sistema de transporte público, que visa otimizar ainda mais as formas de pagamento e facilitar a vida do usuário. Com o avanço das tecnologias e alternativas digitais de pagamento, as pessoas tendem a utilizar cada vez menos o dinheiro em espécie e ações como esta são uma forma de incentivar o uso do transporte coletivo.