Empresa chinesa apresenta projeto de People Mover entre o Aeroporto de Viracopos e Campinas.

Empresa chinesa apresenta projeto de People Mover entre o Aeroporto de Viracopos e Campinas.

Empresa chinesa apresenta projeto de People Mover entre o Aeroporto de Viracopos e Campinas.

A Prefeitura de Campinas (SP) recebeu uma proposta para implementar um novo sistema de transporte automatizado pela fabricante chinesa BYD. O projeto foi nomeado como SkyShuttle.

O SkyShuttle promete ligar a antiga estação ferroviária da cidade de Campinas ao Aeroporto de Viracopos em um percurso de 18km. Como uma espécie de transporte de massa totalmente automático e de passagem em desnível, o sistema automatizado tem capacidade menor que o SkyRail (Sistema de monotrilho) e pode transportar até 12.000 passageiros por sentido e hora.

A fabricante chinesa exalta sua construção simplificada e ágil com estruturas pré-fabricadas, prometendo uma construção calculada em 1km por mês, sendo assim o SkyShuttle pode ficar pronto em até dois anos dependendo de sua extensão.

Segundo a BYD, o SkyShuttle pode sofrer inclinações de até 12% contra 4% de um trem de metrô. Um diferencial do sistema é o uso de baterias recarregáveis em vez de exigir um sistema de alimentação pleno. Isso significa na prática que o sistema pode ser construído em áreas íngremes e sinuosas, evitando desapropriações e adaptações. Além de atingir uma velocidade máxima de 80 km/h e média entre 30 e 40 km/h.

 

Chamada oficialmente de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), a proposta motivou a prefeitura da cidade a lançar um chamamento público no dia 01 de Abril para que outras empresas tomem conhecimento do projeto e eventualmente possam manifestar interesse em participar de uma concorrência. O prazo para envio de estudos termina no final de abril. As propostas selecionadas terão 90 dias para serem detalhadas, quando então serão avaliadas para compor o futuro edital do projeto.

Related Posts

Vagas temporárias para pesquisas de tráfego em campo…Read more

Enter your keyword