Você sabe as diferenças entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota?

Você sabe as diferenças entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota?

Você sabe as diferenças entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota?

É comum encontrarmos diferentes opções de infraestrutura para ciclistas nas grandes cidades, mas nem sempre sabemos diferenciá-las. Existem 3 alternativas que são mais utilizadas e mostraremos abaixo como identifica-la.

Lembre-se, é importante não só conhecer, mas também respeitar estes espaços destinados ao uso de bicicletas.
Vamos todos contribuir para um trânsito mais seguro.

Ciclovia

É um espaço separado fisicamente para o tráfego de bicicletas. É a forma mais segura pois há um isolamento impedindo contato com os demais veículos. É feita através de meio fio, grade, muretas ou outros tipos de isolamento fixo. Esta segregação é geralmente encontrada em avenidas e via expressas. Também podem ser feitas de forma isoladas como, por exemplo, em parques.

Ciclofaixa

Esta separação não é física e é feita apenas com uma sinalização horizontal no chão. Em alguns casos, são colocadas tachas ou tachões, também conhecidos como “olho de gato ou “tartarugas”.

Ciclorrota

É uma das mais recentes opções para os ciclistas. Ela consiste em vias calmas, como em zonas residenciais ou zonas 30, onde o tráfego de veículos é menos importante e circula em velocidades baixas, valorizando os modos ativos. Sua caracterização básica são a sinalização e as medidas de moderação de tráfego.

Estes sãos os principais meios para permitir maior segurança e comodidade aos ciclistas.

Related Posts

Vagas temporárias para pesquisas de tráfego em campo…Read more

Enter your keyword